PARÂMETROS DE AVALIAÇÃO |
INDICADORES |
1. Identificação dos usos múltiplos da água e dos saberes tradicionais. |
1. Apresenta diagnóstico ambiental e socioeconômico dos recursos hídricos e dos usos múltiplos da água. |
2. Relata a história ambiental dos recursos hídricos na área de abrangência do programa/projeto, especificando os saberes tradicionais utilizados nas práticas produtivas relacionadas à água. |
2. Identificação de problemas socioambientais locais. |
3. Apresenta mapa dos atores sociais e dos conflitos envolvendo os usos múltiplos da água. |
4. Relata a história dos conflitos envolvendo os usos múltiplos da água, mediações, negociações, alianças e rupturas políticas. |
5. Relata os problemas socioambientais sinalizados pelos atores sociais locais e pelo comitê de bacia hidrográfica ou órgão gestor de recursos hídricos. |
3. Ações que contribuem para o enfrentamento dos problemas socioambientais locais. |
6. Pelo menos 90% das metas estabelecidas estão relacionadas ao enfrentamento de problemas socioambientais locais dos recursos hídricos |
INTERDISCIPLINARIDADE |
PARÂMETROS DE AVALIAÇÃO |
INDICADORES |
4. Formação de equipe interdisciplinar (articulação da dimensão técnica com a dimensão social) |
7. Apresenta equilíbrio no quantitativo de profissionais designados por área do conhecimento (Ciências Exatas e da Terra, Biológicas, Saúde, Agrárias, Sociais Aplicadas, Humanas, Engenharias, Linguística, Letras e Artes) que compõem a equipe do programa/projeto, em consonância com a problemática local. |
8. Inclui número e perfil de atores sociais locais na equipe do programa/projeto. |
9. Capacita a equipe para compreensão do programa/projeto no contexto da educação ambiental crítica e para o diálogo com os saberes populares. |
5. Adoção de práticas educativas que integram conhecimentos científicos aos saberes populares. |
10. Problematiza, nas atividades educativas, as práticas de produção e consumo relacionadas aos recursos hídricos, integrando e fortalecendo as diferentes áreas do conhecimento científico e os saberes tradicionais vinculados aos mesmos. |
11. Apresenta número, descrição, período de realização, listagem de presença, perfil e contato dos participantes, assim como registro fotográfico das atividades educativas realizadas na perspectiva da abordagem metodológica interdisciplinar. |
12. Apresenta materiais produzidos nas atividades educativas interdisciplinares. |
13. O número e o perfil dos participantes nas atividades educativas interdisciplinares estão em consonância com as metas previstas |
PARTICIPAÇÃO |
PARÂMETROS DE AVALIAÇÃO |
INDICADORES |
6. Ações educativas com a participação dos atores sociais locais em situação de vulnerabilidade. |
14. Relata as demandas apontadas e negociadas com os atores sociais locais em situação de vulnerabilidade em relação à conservação e à gestão das águas. |
15. Apresenta quantitativo, descrição do perfil, listagem de presença e contatos dos participantes, assim como registro fotográfico dos encontros para a proposta das ações educativas do programa/projeto. |
7. Capacitação e instrumentalização de atores sociais locais em situação de vulnerabilidade para participação em processos decisórios. |
16. Apresenta quantitativo, descrição do perfil, período de realização, listagem de presença e contatos dos participantes, assim como registro fotográfico das atividades de capacitação e instrumentalização dos atores sociais locais para intervenção qualificada em processos decisórios e no controle social relacionados aos recursos hídricos. |
17.Apresenta materiais produzidos nas atividades de capacitação, instrumentalização e controle social das comunidades locais. |
18. O número e o perfil dos participantes nas atividades de capacitação, instrumentalização e controle social estão em consonância com as metas previstas. |
COMUNICAÇÃO |
PARÂMETROS DE AVALIAÇÃO |
INDICADORES |
8. Divulgação de informações sobre as ações do programa/projeto e sobre a conservação e gestão dos recursos hídricos locais. |
19. Descreve as ações de comunicação indicando o tipo de ação, os meios de comunicação, assim como seus períodos de divulgação, finalidade e perfil do público-alvo. |
20. Apresenta materiais textuais, digitais e fotográficos produzidos nas ações de comunicação. |
21. O número e o perfil do público-alvo atingido pelas ações de comunicação estão em consonância com as metas previstas. |
9. Ações de educomunicação, que objetivem aumentar a participação da população local em processos decisórios e de controle social. |
22. Apresenta quantitativo, descrição do perfil, período de realização e contatos dos participantes, assim como registro fotográfico das ações de educomunicação no contexto da gestão de recursos hídricos local. |
23. Apresenta materiais textuais e digitais produzidos nas ações de educomunicação. |
24. O número e o perfil do público-alvo atingido pelas ações de educomunicação estão em consonância com as metas previstas. |
10. Formação ou fortalecimento de redes sociais. |
25. Apresenta quantitativo, descrição de perfil, período de realização e contatos dos participantes, assim como registro fotográfico das redes sociais que interconectam instituições e práticas sociais em torno dos recursos hídricos. |
26. Apresenta materiais produzidos pelas redes sociais e homepage das redes sociais virtuais. |
27. O número e o perfil do público-alvo atingido através das redes sociais estão em consonância com as metas previstas. |
SUSTENTABILIDADE DO PROGRAMA/PROJETO |
PARÂMETROS DE AVALIAÇÃO |
INDICADORES |
11. Capacitação de multiplicadores. |
28. Apresenta quantitativo, descrição do perfil, período de realização e contatos dos participantes, assim como registro fotográfico das atividades de capacitação de multiplicadores com o intuito de dar continuidade ao programa/projeto após o seu término. |
29. Apresenta materiais produzidos nas atividades de capacitação de multiplicadores. |
30. O número e o perfil do público-alvo atingido nas atividades de capacitação de multiplicadores estão em consonância com as metas previstas. |
12. Formação de parcerias e captação de recursos financeiros. |
31. Apresenta quantitativo, descrição do perfil, período de realização e contatos dos participantes, assim como registro fotográfico das atividades realizadas nos Comitês de Bacia Hidrográfica integrando lideranças comunitárias, organizações não governamentais, setor privado e/ou órgãos públicos envolvidos na gestão dos recursos hídricos, tendo em vista estabelecer parcerias para a continuidade do processo educativo após o fim do programa/projeto. |
32. Apresenta os acordos de parceria assinados pelas partes envolvidas. |
33. O número e o perfil das instituições parceiras estão em consonância com as metas previstas. |
13. Integração com políticas públicas |
34. Apresenta número, descrição, período de realização, perfil e contato dos participantes, assim como registro fotográfico das atividades educativas que articulam sociedade civil, setor privado, setor público e organizações não governamentais envolvidos na temática água para formulação de documentos e cumprimento de compromissos coletivos em prol da sustentabilidade dos recursos hídricos. |
35. Apresenta documentos e compromissos coletivos assinados pelas partes envolvidas. |
36. O número e o alcance dos documentos e compromissos coletivos estão em consonância com as metas previstas. |
AUTOAVALIAÇÃO |
PARÂMETROS DE AVALIAÇÃO |
INDICADORES |
14. Avaliação Processual. |
37. Cumpre pelo menos 80% do plano de ação. |
15. Avaliação de Resultados. |
38. Apresenta indicadores físicos, químicos e biológicos relacionados aos recursos hídricos como forma de avaliação e monitoramento dos resultados alcançados (e.g. melhoria da qualidade da água, aumento de áreas verdes, mudas replantadas, terras recuperadas, criação de áreas de conservação, aumento da disponibilidade hídrica/segurança hídrica, aumento da população de seres vivos, serviços ecossistêmicos mantidos ou restituídos etc.) |
39. Apresenta indicadores socioeconômicos relacionados aos recursos hídricos como forma de avaliação e monitoramento dos resultados alcançados (e.g. geração de trabalho e renda, qualidade de vida digna da população local, aumento da resiliência das populações e da bacia hidrográfica, preparação para enfrentamento dos riscos das mudanças climáticas, adequação do sistema de saneamento básico, redução de doenças de veiculação hídrica na população local etc.) |
40. Atinge pelo menos 80% das metas estabelecidas. |
41. Apresenta as demandas apontadas pelos atores sociais locais em relação à conservação e à gestão das águas atendidas pelo programa/projeto e a justificativa para as não atendidas. |
42. Apresenta o grau de satisfação do beneficiário com o programa/projeto (anexar a pesquisa e o número dos respondentes por grupo social ou instituição). |
43. Apresenta crítica ao programa/projeto e sugestões para melhoria e continuidade do mesmo. |