Acessibilidade / Reportar erro

Resposta funcional de Scymnus (Pullus) argentinicus (Weise) (Coleoptera: Coccinellidae) a diferentes densidades do pulgão verde Schizaphis graminum (Rond. ) (Homoptera: Aphididae)

Functional response of Scymnus (Pullus) argentinicus (Weise) (Coleoptera: Coccinellidae) at differents densities of greenbug Schizaphis graminum (Rond.) (Homoptera: Aphididae)

Avaliou-se a resposta funcional, o tempo de busca e de manuseio da presa pelo predador Scymnus (Pullus) argentinicus(Weise). Como alimento foram oferecidas ninfas de 3º e 4º ínstares do pulgão verde Schizaphis graminum (Rond.). O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado, em esquema fatorial 3 x 5, em três densidades (10, 25 e 35) de ninfas do pulgão e quatro ínstares larvais e adulto do predador, em 10 repetições. Os insetos foram mantidos a 25 ± 1ºC, 70 ± 10% UR e fotofase de 14 horas. Tanto para larvas como para adultos de S. (Pullus) argentinicus, a quantidade de ninfas predadas aumentou com o incremento da densidade da presa, até atingir um platô (resposta funcional Tipo II ). A capacidade predatória no 4º ínstar foi maior em relação a todos os outros ínstares e diferiu significativamente na densidade de 35 ninfas, quando comparada com as densidades de 10 e 25, o mesmo ocorrendo para machos e fêmeas. O incremento da predação foi maior ao passar da densidade 10 para 25, tornando-se menor ao passar de 25 para 35. O tempo de busca aumentou gradualmente com a idade do predador, enquanto que o tempo de manuseio decresceu com a idade. Em um mesmo período, as fêmeas predaram mais que os machos e também buscaram a presa mais rapidamente.

Insecta; predação; resposta funcional


Sociedade Entomológica do Brasil Caixa postal 481 - CEP 86001-970, Londrina - PR - Brasil, Fone:(43) 3376 2262, Fax: (43) 3342 3987 - Londrina - PR - Brazil
E-mail: suemart@sercomtel.com.br