Acessibilidade / Reportar erro

IMAGENS DE TEMPO EM BILL VIOLA: INTERPELAÇÕES EXISTENCIAIS DIANTE DO NADA * * ESTE ARTIGO É PARTE DOS RESULTADOS DA TESE IMAGENS DE TEMPO NAS POÉTICAS TECNOLÓGICAS DE HARUN FAROCKI, BILL VIOLA E ANTHONY MCCALL (2019).

IMÁGENES DEL TIEMPO EN BILL VIOLA: CUESTIONES EXISTENCIALES ANTE EL NADA

TIME IMAGES IN BILL VIOLA: EXISTENTIAL QUERIES TOWARDS NOTHINGNESS

RESUMO

Neste artigo, propomos realizar uma análise interpretativa de obras selecionadas do artista norte-americano Bill Viola (n. 1951), visando à caracterização de imagens de tempo que possuam uma dimensão política resistente à rápida obsolescência e ao capitalismo tardio. Especialmente, buscamos mostrar que, por meio de suas obras, Viola evoca a angústia em face da finitude; por isso, suas imagens de tempo nos interpelam diante do nada da existência. Nessa linha interpretativa, sugerimos uma aproximação entre sua poética e aspectos da filosofia de Martin Heidegger, principalmente o conceito de “ser-para-morte”, e do pensamento de Keiji Nishitani, com a noção de “lugar do vazio”, bem como mobilizamos algumas considerações de Gilles Deleuze, Shuichi Kato, John Hanhardt e Elizabeth ten Grotenhuis.

Bill Viola; Martin Heidegger; Keiji Nishitani; finitude; nada

Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo Depto. De Artes Plásticas / ARS, Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, 05508-900 - São Paulo - SP, Tel. (11) 3091-4430 / Fax. (11) 3091-4323 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ars@usp.br