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APROPRIAÇÃO E APAGAMENTO COMO PROCESSOS ARTÍSTICOS: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DE TREE OF CODES, DE JONATHAN SAFRAN FOER

APPROPRIATION AND ERASURE AS ARTISTIC PROCESSES: A COMPARATIVE ANALYSIS OF TREE OF CODES BY JONATHAN SAFRAN FOER

APROPIACIÓN Y APAGAMIENTO COMO PROCESOS ARTÍSTICOS: UNA ANALICE COMPARATIVA DE TREE OF CODES, DE JONATHAN SAFRAN FOER

RESUMO

O advento e a popularização dos livros eletrônicos não levou à extinção do livro impresso. Ao contrário, o fenômeno dos e-books impeliu este formato a melhor explorar suas particularidades. Hoje, graças ao avanço das tecnologias gráficas, abriram-se novas possibilidades para se tirar proveito do suporte impresso na criação de obras literárias. Uma delas é Tree of Codes, de Jonathan Safran Foer. O autor apropriou-se do livro The Street of Crocodiles, de Bruno Schulz, removendo alguns de seus trechos por meio de incisões no papel. O resultado é uma obra produzida pelo apagamento de partes do original. Este artigo analisa o processo de criação de Tree of Codes, traçando paralelos com exemplos de apropriação e apagamento do universo da arte.

design editorial; livro de artista; apropriação; Jonathan Safran Foer

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