Acessibilidade / Reportar erro

Impacto da COVID-19 no trabalho de enfermagem em unidades de urgência/emergência

Impacto del COVID-19 en el trabajo de enfermería en unidades de urgencia/emergencia

Resumo

Objetivo

Analisar o impacto da pandemia da Coronavirus Disease 2019 (COVID-19) no trabalho de enfermagem em unidades de urgência e emergência.

Métodos

Pesquisa de abordagem qualitativa realizada entre profissionais de enfermagem atuantes em unidades de urgência e emergência no estado do Rio de Janeiro, Brasil. Dados coletados via online por meio de formulário semiestruturado e submetidos à análise lexicográfica no software Interface de R pour Analyses Multidimensionnelles de Textes Et de Questionnaires (IRAMUTEQ).

Resultados

Participaram 31 profissionais de enfermagem. O aproveitamento do corpus textual foi de 94,9% mediante a geração de seis classes de segmentos de textos, que possibilitou identificar que os profissionais que atuam nessas unidades têm vivenciado sobrecarga no desenvolver laboral, dada a carga horária de trabalho exaustiva, bem como a falta de infraestrutura, de equipamentos de proteção e de recursos humanos. Ainda, evidenciaram-se desgastes físicos e mentais, com ênfase para o estresse e a exaustão, além do sentimento de medo pelo receio de contaminação.

Conclusão

A pandemia da COVID-19 promoveu impactos diretos no trabalho de enfermagem em unidades de urgência e emergência no que tange a aspectos relacionados a recursos humanos e materiais e infraestrutura, além da assistência prestada aos pacientes em condições graves.

Profissionais de enfermagem; Emergências; Infecções por coronavírus; COVID-19; Pandemias

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br