Acessibilidade / Reportar erro

Construção e validação de protocolo assistencial a idosos em Unidades de Pronto Atendimento

Construcción y validación de protocolo asistencial a adultos mayores en Unidades de Servicios de Emergencias

Resumo

Objetivo

Construir e validar o conteúdo de um protocolo de assistência à idosos em Unidades de Pronto Atendimento.

Métodos

Pesquisa metodológica, desenvolvida mediante observação participante moderada, construção do protocolo e validação de conteúdo do instrumento. Para a construção do protocolo, realizaram-se 12 grupos focais com um total de 43 profissionais das Unidades de Pronto Atendimento de um município de médio porte do estado do Paraná. Posteriormente, o instrumento foi validado por sete especialistas da área. A validação de conteúdo foi estabelecida pelo Índice de Validade de Conteúdo maior que 0,80.

Resultados

O protocolo constitui 22 itens divididos em três partes, Acolhimento, Assistência e Alta, e seu conteúdo foi considerado válido pela obtenção do Índice de Validade de Conteúdo de 0,91.

Conclusão

O protocolo construído e validado pode ser utilizado no cuidado à população idosa nas Unidades de Pronto Atendimento, das quais se espera que qualifiquem a assistência e forneçam subsídios para o fortalecimento de políticas públicas voltadas a idosos.

Difusão de inovações; Qualidade da assistência à saúde; Idoso; Pesquisa metodológica em enfermagem; Estudos de validação

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br