Acessibilidade / Reportar erro

Itinerário terapêutico de idosos sobreviventes ao câncer

Resumo

Objetivo

Identificar o itinerário terapêutico de idosos sobreviventes ao câncer, desde a detecção dos sinais e sintomas até o final do tratamento.

Métodos

Pesquisa qualitativa com 4 idosos sobreviventes ao câncer (dois de próstata e dois de mama), dois homens e duas mulheres, com idades entre 73 e 81 anos. A coleta de dados foi realizada por meio da entrevista, com 5 visitas no domicílio e duração média de 15 horas. Foi realizada análise de conteúdo temática.

Resultados

O percurso percorrido pelos idosos vai desde a descoberta dos sinais e sintomas; a caminhada para o diagnóstico no Sistema de Saúde; a confirmação do câncer; a cirurgia e quimioterapia e a inclusão das práticas alternativas e complementares no itinerário.

Conclusão

A atenção em saúde para pacientes sobreviventes ao câncer demanda intensa articulação do sistema de saúde, nesse sentido, conhecer o itinerário torna-se um mecanismo para qualificar essa assistência.

Neoplasias; Idoso; Acontecimentos que mudam a vida; Sistemas de saúde

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br