Acessibilidade / Reportar erro
Este documento está relacionado com:

Ocorrências éticas de enfermagem no Estado de São Paulo: descrição fática

Resumo

Objetivo

Descrever ocorrências éticas de enfermagem nos processos éticos (PEDs) julgados pelo Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren/SP).

Métodos

Estudo retrospectivo de natureza quantitativa, realizado no Coren/SP. Amostra constituída por documentos de 399 profissionais de Enfermagem obtidos em 254 PEDs julgados no período de 2012 e 2013. Utilizou-se instrumento de coleta de dados sendo tabulados e analisados por meio de estatística descritiva.

Resultados

A categoria dos Auxiliares de Enfermagem (46,12%) foi a mais envolvida nas ocorrências, com maior prevalência de iniciantes no exercício profissional, idade média de 36 anos. As ocorrências mais evidenciadas foram Iatrogenias por omissão (22,6 %), Iatrogenias por erro na administração de medicamentos (22,1%), crimes ou contravenções penais (18,0 %).

Conclusão

Os resultados foram de suma importância para identificar as características das ocorrências e dos profissionais envolvidos e com isso, a necessidade de aprofundar a discussão sobre os problemas éticos na prática cotidiana da Enfermagem.

Ética; Enfermagem/ética; Códigos de ética; Legislação de enfermagem; Organizações de normalização profissional

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br