Acessibilidade / Reportar erro

Síndrome congênita do Zika à luz da teórica Betty Neuman: estressores familiares

Síndrome congénito del Zika de acuerdo con la teórica Betty Neuman: estresores familiares

Resumo

Objetivo

Desvelar os estressores familiares no contexto da Síndrome Congênita do Zika Vírus à luz da Teoria do Modelo de Sistemas de Betty Neuman.

Métodos

Pesquisa qualitativa, exploratória, realizada com 13 mães de crianças acometidas pelo agravo. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas individuais no ambulatório de um hospital público da rede estadual de saúde de Pernambuco. Os dados foram analisados pelo software IRAMUTEQ por meio da técnica da Classificação Hierárquica Descendente, a qual originou um dendograma. Ademais, foram discutidos à luz da Teoria do Modelo de Sistemas de Betty Neuman.

Resultados

O dendograma deu origem a cinco classes, a saber: Rotina Familiar, Assistência do Serviço de Saúde, Mudanças no Estilo de Vida, Rede de Apoio e Repercussões Sociais do Cuidado para o Contexto Familiar.

Conclusão

As mudanças ocorridas na dinâmica das famílias proporcionam a identificação de um sistema familiar repleto de interações com estressores. O reconhecimento dos efeitos causados pelos estressores é o principal mecanismo para que medidas de enfrentamento sejam adotadas, possibilitando aos membros da família um sistema em estabilidade.

Criança; Família; Microcefalia; Relações familiares; Infecção por Zika vírus; Mães

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br