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A vivência de estudantes transgênero na universidade

La vivencia de estudiantes transgénero en la universidad

Resumo

Objetivo

Compreender a vivência de estudantes transgênero na universidade.

Métodos

Estudo qualitativo, realizado com método da História Oral Temática. Foram realizadas entrevistas com nove estudantes trans de uma universidade pública do estado de São Paulo. Utilizou-se a técnica de bola de neve para selecionar tais participantes, que responderam às questões do roteiro semiestruturado. Os depoimentos foram gravados, transcritos, transcriados e submetidos à análise de conteúdo.

Resultados

Emergiram três categorias: “Ser trans”, “A vivência na universidade” e “Apoio ao(à) estudante trans na universidade”. Embora tenham-se percebido como pessoas trans ainda na infância, o processo transexualizador teve início concomitante ao ingresso na universidade. Esse ambiente, considerado heteronormativo e transfóbico, potencializou sentimentos de insegurança e não pertencimento, o que comprometeu a permanência estudantil. O apoio de outros estudantes e ações institucionais foram apontados como possibilidades de enfrentamento dessas dificuldades.

Conclusão

Garantir a permanência de estudantes trans na universidade depende da criação de políticas de inclusão específicas para essa população e que envolvam toda a comunidade acadêmica. Assim, ações concretas de combate à transfobia e promoção do bem-estar desses estudantes poderão transformar a universidade num local seguro e acolhedor.

Estudantes; Pessoas transgênero; Diversidade de gênero; Universidades; Relações interpessoais

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