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Notificação de incidentes e a segurança do paciente em tempos de pandemia

Notificación de incidentes y la seguridad del paciente en tiempos de pandemia

Resumo

Objetivo

Analisar as notificações de incidentes ocorridos durante a pandemia de COVID-19.

Métodos

Estudo com delineamento transversal de abordagem quantitativa do tipo descritivo exploratório. Foram analisadas 1.466 notificações à gerência de risco de um hospital privado, no período de setembro de 2020 a setembro de 2021. Utilizou-se a análise estatística descritiva, aplicando o teste Qui-quadrado de Pearson ou o teste da Razão de Verossimilhança. A margem de erro utilizada foi de 5%.

Resultados

Identificou-se como incidentes prevalentes a falha na comunicação (358 - 24,5%), falha no uso de sondas e cateteres (232 – 15,9%) e falha no uso de artigos e equipamentos (132 – 9,1%). A circunstância notificável totalizou (55,9%) dos relatos e destas, (33,4%) eram falha na comunicação. Os eventos adversos foram em número de 416 (28,6%) e a queda esteve relacionada a dano leve (43,9%); Infecção relacionada à assistência à saúde ao dano moderado (31%) e a falha no uso de medicamentos a (50%) como dano grave e óbito.

Conclusão

Falha na comunicação foi a circunstância de risco mais notificada, seguida de falha no uso de medicamentos como evento adverso com dano grave. A unidade de enfermaria evidenciou a possibilidade de maior número de eventos adversos; enquanto que nas unidades de terapia intensiva o grau de dano dos eventos adversos foi superior.

Segurança do paciente; COVID-19; SARS-CoV-2; Pandemias; Gestão de segurança; Gestão de riscos; Qualidade da assistência à saúde; Melhoria da qualidade; Notificação

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