Acessibilidade / Reportar erro

Efetividade de tecnologia educacional para prevenção de quedas em ambiente hospitalar

Efectividad de tecnología educativa para la prevención de caídas en el ambiente hospitalario

Resumo

Objetivo

Avaliar a efetividade de intervenção educativa mediada por tecnologia impressa no conhecimento sobre prevenção de quedas em pacientes hospitalizados.

Método

Estudo quase-experimental, do tipo antes e depois, aplicou uma intervenção educativa mediada por cartilha. O estudo incluiu 86 pacientes hospitalizados em clínica médica-cirúrgica. Utilizou-se teste de conhecimento sobre prevenção de quedas contendo 12 questões, o qual, foi previamente validado por profissionais com expertise em segurança do paciente. O teste de McNemar foi aplicado, para avaliar de forma pareada, as respostas do teste antes e após a intervenção educativa.

Resultados

Observou-se que, antes da intervenção, todas as questões do instrumento tiveram menos acertos. Houve associação entre mudança de conhecimento com: percepção sobre causas de quedas durante a internação (p=0,008); eventos considerados como queda (p=0,000); utilização de meios de apoio à mobilidade (p=0,000); dificuldade de visão e audição como fator de risco (p=0,000); o uso de medicamentos (p=0,000); importância de informar o profissional sobre o histórico de quedas (p=0,007); práticas gerais de prevenção (p=0,000); cuidados relacionados ao ambiente (p=0,000) e a prática de exercícios durante a hospitalização (p=0,000).

Conclusão

A intervenção educativa com uso da cartilha foi efetiva quanto a orientação sobre riscos de quedas em pacientes adultos hospitalizados.

Educação em saúde; Acidentes por quedas; Prevenção de acidentes; Tecnologia educacional; Hospitais

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br