Acessibilidade / Reportar erro

Incidência de complicações locais no cateterismo venoso periférico e fatores de risco associados

Resumo

Objetivo

Estimar a incidência de complicações locais associadas ao cateterismo periférico e identificar os fatores de risco associados ao desenvolvimento da complicação mais frequente.

Métodos

Coorte prospectiva realizada com 92 adultos submetidos a cateterismo venoso periférico, internados em unidades clínicas e cirúrgicas. Mediante observação diária do cateter, determinou-se o tempo de permanência e as complicações locais advindas do uso do Cateter de Segurança Completo, após capacitação das equipes de enfermagem. Utilizou-se os testes Exato de Fisher, G de Williams, Qui-quadrado, U de Mann-Whitney e Risco Relativo.

Resultados

Observou-se 56,52% de complicações locais. O tempo de permanência superior a 72 horas aumenta o risco para desenvolvimento de flebite em 2,34 (RR; p=0,0483; IC [0,91; 6,07]).

Conclusão

A incidência de complicações locais foi elevada, havendo predominância de flebite; o tempo de permanência superior a 72 horas foi detectado como fator de risco para sua ocorrência.

Cateterismo periférico/efeitos adversos; Fatores de risco; Infecções relacionadas a cateter; Cateteres; Tecnologia

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br