Acessibilidade / Reportar erro

Ocorrência da dor nos pacientes oncológicos em cuidado paliativo

Objetivo:

Avaliar a ocorrência da dor e qualidade de vida entre pacientes oncológicos em cuidado paliativo.

Métodos:

Estudo transversal, incluindo 56 pacientes com câncer em tratamento paliativo, avaliados quanto a dor referida (escalas verbal, numérica e visual), uso de analgésicos (adjuvantes, opióides fracos, fortes ou não opióides) e qualidade de vida (WHOQOL bref).

Resultados:

A maioria dos pacientes (n=53, 94,6%) usava algum tipo de analgésico e pouco mais da metade (n=30, 53,7%) referia dor. Considerando a qualidade de vida como consequência da intensidade de dor (leve, moderada ou intensa) tratada ou não com analgésicos, observou-se que a dor intensa - a mais frequente - obteve pior escore para o domínio físico. Por outro lado, o meio ambiente apresentou maior escore (77,4), independente da dor referida ou uso de analgésicos.

Conclusão:

Os resultados mostraram a ocorrência de dor, afetando a qualidade de vida e comprometendo as atividades diárias de vida.

Dor; Cuidados paliativos; Pesquisa em Enfermagem; Cuidados de Enfermagem; Enfermagem oncológica; Qualidade de vida


Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br