Acessibilidade / Reportar erro

COVID-19 e as repercussões na saúde mental de gestantes: revisão integrativa

COVID-19 y las repercusiones en la salud mental de mujeres embarazadas: revisión integradora

Resumo

Objetivo

Identificar, a partir das evidências presentes na literatura, os impactos da COVID-19 na saúde mental de mulheres grávidas.

Métodos

Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, realizada nas bases de dados/biblioteca eletrônica MEDLINE, CINAHL, PUBCOVID19 e MEDRXIV. A busca aconteceu de forma pareada no mês de dezembro de 2020, com artigos disponíveis na íntegra abordando a saúde mental das grávidas na pandemia.

Resultados

Os estudos que compuseram a amostra foram publicados entre os meses de abril e dezembro de 2020 e nos 10 estudos incluídos, a depressão e a ansiedade são apontados como fatores impactantes na saúde das gestantes, tendo como elementos contribuintes o medo da COVID-19, estresse e preocupações associadas à pandemia.

Conclusão

Houve impacto na saúde mental das gestantes na pandemia com repercussões de ordem psicossocial, socioeconômica e de assistência à saúde. Nesse contexto, a abordagem do componente psicológico na consulta de enfermagem pode fazer a diferença na atenção à gestação.

Gravidez; COVID-19; Infecções por coronavírus; Saúde mental; Atenção à saúde

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br