Acessibilidade / Reportar erro

Identificação dos efeitos dos filhos nas relações familiares

Objetivo:

Identificar os efeitos que os filhos têm nas relações familiares e identificar a priorização de preocupações dos pais com e sem filhos gêmeos.

Métodos:

Estudo transversal com 265 pais com filhos menores, dos quais 143 com filhos gêmeos. Os instrumentos de coleta de dados: escala de impacto familiar de um filho; lista de preocupações parentais.

Resultados:

As preocupações parentais priorizadas por ambos os grupos de participantes foram: “Falta de horas de sono e cansaço”; “Necessidades econômicas da família”; “Aumento das tarefas domésticas”; “Stresse individual com os papéis e com as responsabilidades”. O impacto familiar dos filhos é maior na dimensão financeira, sendo que esse valor é significativamente maior nas famílias com gêmeos.

Conclusão:

Os profissionais de enfermagem devem atender as principais dificuldades percebidas pelos pais promovendo estratégias e favorecendo a mobilização dos seus recursos.

Relações pais-filhos; Enfermagem de atenção primária; Enfermagem materno-infantil; Relações familiares; Gêmeos


Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br