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Tecnologias educacionais para abordagens de saúde com adolescentes: revisão integrativa

Tecnologías educativas para abordajes de salud con adolescentes: revisión integradora

Resumo

Objetivo

Conhecer e sintetizar a produção científica sobre tecnologias educacionais para abordagens em saúde com adolescentes.

Métodos

Trata-se de uma revisão integrativa de literatura realizada nas bases de dados Pubmed, Web of Science, Scopus, Lilacs, SciELO e BVS, entre abril e julho de 2020. A disponibilidade completa e gratuita dos artigos em português, inglês e/ou espanhol e as publicações realizadas nos últimos cinco anos compuseram os critérios de inclusão. Realizou-se análise descritiva da caracterização dos estudos e do conteúdo.

Resultados

Foram selecionados 14 artigos, e destacaram-se cartilhas, jogos interativos e vídeos como tecnologias educacionais. A maioria dos estudos contemplou o VI nível de evidência - inclui estudos qualitativos e opiniões de especialistas, sete estudos estavam na língua inglesa e o delineamento predominante foi do tipo metodológico - com nove artigos.

Conclusão

O objetivo foi alcançado e as evidências apontaram que as tecnologias educacionais são fundamentais para a abordagem de saúde escolar com adolescentes, porém é necessário privilegiar espaços para o diálogo e para as considerações de suas necessidades a fim de aproximá-los dos serviços de saúde.

Saúde do adolescente; Educação em saúde; Tecnologia educacional; Serviços de saúde do adolescente

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