Acessibilidade / Reportar erro

Instrumentos preditores de risco para lesão por pressão em pacientes críticos

Instrumentos predictores de riesgo de úlcera por presión en pacientes críticos

Resumo

Objetivo

Identificar, entre os instrumentos de predição de risco para lesão por pressão (LP) Waterlow, Cubbin & Jackson e EVARUCI , o mais específico e sensível para pacientes em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

Métodos

Estudo observacional, analítico e prospectivo, realizado em duas UTIs de São Paulo, Brasil, de agosto a novembro de 2019. Participaram 91 pacientes adultos que não apresentavam LP no momento da admissão na UTI e internados na UTI por mais de 24 horas. Os dados foram coletados de prontuários e por meio de avaliação clínica. A associação entre as variáveis clínicas, pessoais e a ocorrência de LP foi feita pelo Teste T-Student e Qui-quadrado e a sensibilidade e a especificidade dos instrumentos foram valiadas por meio da curva ROC.

Resultados

Houve predominância do sexo masculino (54,9%), média de idade de 66,2 ± 20,8 anos e de internação por razões clínicas (64,9%). O uso de drogas vasoativas, ventilação mecânica, contenção mecânica, sedação, dispositivos, a gravidade e procedência foram associados ao desenvolvimento de LP. A área sob a curva da Cubbin & Jackson, EVARUCI e Waterlow foram respectivamente 0,91, 0,96 e 0,76; e a EVARUCI demonstrou a maior acurácia (90,1%).

Conclusão

Os instrumentos Cubbin & Jackson e EVARUCI apresentaram alta sensibilidade e especificidade para avaliação de risco para LP em pacientes internados em UTIs, sendo que a EVARUCI mostrou melhor acurácia.

Lesão por pressão; Avaliação de risco; Sensibilidade e especificidade; Cuidado de enfermagem; Estado terminal; Unidades de terapia intensiva

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br