Acessibilidade / Reportar erro

Comparação do autocuidado entre usuários com hipertensão de serviços da atenção à saúde primária e secundária

Resumo

Objetivo

Comparar o autocuidado realizado pelos usuários com hipertensão acompanhados na Atenção Primária e Secundária de saúde.

Métodos

Estudo transversal com 189 usuários com hipertensão arterial, em uma Unidade Básica de Saúde e em um centro integrado de diabetes e hipertensão de Fortaleza-CE, de março a junho e setembro a novembro de 2013. Realizou-se entrevista com roteiro fundamentado na Teoria do Autocuidado de Orem. Para análise estatística, utilizou-se distribuição porcentual e teste qui quadrado.

Resultados

Ingesta hídrica adequada (77,6%), comparecimento às consultas de enfermagem (88,0%) e modificações no estilo de vida (54,3%) apresentaram melhores resultados nos usuários acompanhados na Atenção Primária. Consumo adequado de sal (100,0%) e abstinência de bebidas alcoólicas (88,7%) mostraram-se mais presentes nos usuários acompanhados na Atenção Secundária.

Conclusão

Tanto os usuários com hipertensão da Atenção Primária como da secundária apresentaram demanda de autocuidado, sem diferença significativa.

Avaliação de serviços de saúde; Enfermagem em saúde pública; Enfermagem; Hipertensão; Autocuidado

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br