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Qualificação profissional e o câncer infantojuvenil na atenção básica

Cualificación profesional y cáncer infantojuvenil en la Atención Básica

Resumo

Objetivo

Analisar a percepção de profissionais que atuam na Atenção Básica sobre sua formação profissional relacionada ao câncer infantojuvenil.

Métodos

Trata-se de um estudo exploratório, com abordagem qualitativa, desenvolvido junto aos profissionais da Atenção Básica do município de Campinas-SP. A condução do estudo foi realizada por meio de grupos focais, orientados por questões semiestruturadas. Adotou-se a modalidade temática da Análise de Conteúdo.

Resultados

Foram identificadas duas categorias: “Experiências e formação profissional frente ao câncer infantojuvenil na Atenção Básica”, traduzindo-se em pouco contato com a temática, tanto por experiências, quanto por meio da formação profissional; e, a “Integralidade do cuidado à criança e ao adolescente com câncer na Atenção Básica e a qualificação profissional”, sendo desvelado pouco ou o nenhum preparo para garantir a integralidade do cuidado, com questões distintas dos aspectos biológicos da doença.

Conclusão

A partir das percepções dos profissionais, notou-se pouco contato e preparo insuficiente para elencar ações assertivas relacionadas ao câncer infantojuvenil na Atenção Básica, apontando necessidades de mudanças futuras na inclusão do tema neste nível de atenção e melhorias na qualidade da educação permanente nos serviços.

Capacitação profissional; Atenção primária à saúde; Neoplasias; Saúde da criança; Saúde do adolescente

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