Acessibilidade / Reportar erro

Intervenção educativa sobre competências gerenciais com enfermeiros da Estratégia Saúde da Família

Intervención educativa sobre competencias administrativas con enfermeros de la Estrategia Salud de la Familia

Resumo

Objetivo

Apreender como enfermeiros da Estratégia Saúde da Família (ESF) percebem uma intervenção educativa sobre competências gerenciais.

Métodos

Pesquisa qualitativa compreensiva do tipo intervenção, operacionalizada em seis encontros semanais. Participaram 14 enfermeiros que trabalhavam em equipes da ESF de um município da região Sul do Brasil. Os dados foram coletados após o término da intervenção, mediante a realização de grupo focal e analisados de acordo com os pressupostos da Teoria Fundamentada nos Dados.

Resultados

No componente consequências do modelo paradigmático da Teoria Fundamentada nos Dados emergiu a categoria: “Aprimorando competências gerenciais entre enfermeiros da ESF”, sustentada por duas subcategorias: Potencialidades da intervenção para o aprimoramento de competências gerenciais e Benefícios da intervenção sobre competências gerenciais no trabalho dos enfermeiros.

Conclusão

Os enfermeiros perceberam a intervenção educativa como importante estratégia de educação permanente para aprimoramento de suas competências gerenciais, avaliaram positivamente a metodologia escolhida e os conteúdos trabalhados, considerando a sua aplicabilidade no contexto da prática profissional.

Competência profissional; Estratégia Saúde da Família; Gerenciamento da prática profissional

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br