Acessibilidade / Reportar erro

Análise dos custos de eventos adversos infecciosos em saúde

Análisis de los costos de eventos adversos infecciosos en salud

Resumo

Objetivo

Analisar o perfil e os custos diretos de eventos adversos (EA) infecciosos do processo de cuidado em saúde.

Métodos

Estudo quantitativo, analítico, retrospectivo, realizado em hospital público de ensino do Paraná, que contou com amostra representativa (n=97) das notificações de EA infecciosos referentes ao primeiro semestre de 2019. Os dados foram coletados a partir das notificações, prontuários e relatórios de procedimentos por internação. Para o cálculo dos custos foram atribuídos valores unitários aos produtos e serviços, com base na referência do mês de fevereiro de 2019.

Resultados

A amostra foi composta predominantemente por homens, na faixa etária > 70 anos, com período médio de internação de 23,5±12,9 dias. Constatou-se associação entre o tipo de infecção e as variáveis faixa etária, unidade de internação e tipo de saída (p<0,01 para todas), grupos de custos e tipos de infecção (p<0,05), faixa etária (p<0,05) e tipo de saída (p<0,05). Na comparação das médias de custos diretos variáveis de pacientes, vítimas de EA infecciosos e seus pares simulados, destacaram-se os exames laboratoriais e os medicamentos.

Conclusão

A ocorrência de eventos adversos infecciosos se associou com o perfil dos pacientes e as características relevantes do processo assistencial, com impacto na elevação dos custos, principalmente com medicamentos e exames laboratoriais.

Segurança do paciente; Infecção hospitalar; Erros médicos; Custo e análise de custo

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br