Acessibilidade / Reportar erro

Comprometimento e promoção do sono em unidades de terapia intensiva: revisão integrativa

Comprometimiento y promoción del sueño en unidades de cuidados intensivos: revisión integradora

Resumo

Objetivo:

Identificar, nas bases de dados científicas, as evidências que comprometem o sono e as intervenções de enfermagem promotoras do sono em Unidades de Terapia Intensiva.

Métodos:

Revisão integrativa da literatura, realizada nas bases de dados MEDLINE, CINAHL e Cochrane Database of Systematic Reviews, para responder às questões norteadoras do estudo, de acordo com o formato PICo, nos meses de maio e junho de 2019. Os idiomas considerados foram o inglês, português e espanhol.

Resultados:

Identificou-se 110 estudos e 12 foram considerados elegíveis para a revisão. A análise reporta que o comprometimento do sono é multicausal, sendo este influenciado sobretudo por desconforto ambiental e físico do paciente. As intervenções de enfermagem, tais como a gestão do ambiente, no âmbito do ruído e da luminosidade, o agrupamento da prestação de cuidados, o controle da dor e da ansiedade do paciente internado, são fundamentais para a qualidade do sono.

Conclusão:

A produção científica evidencia que as intervenções de Enfermagem identificadas, sobretudo no âmbito da promoção do conforto ambiental e físico do paciente, contribuem para a qualidade do sono em Unidades de Terapia Intensiva, contudo a promoção do conforto psicoespiritual e social do paciente ainda é superficial, tendo em conta o foco e as prioridades nesta tipologia de internamento.

Descritores
Sono; Conforto do paciente; Unidades de terapia intensiva; Cuidados de enfermagem; Transtornos do sono-vigília

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br