Acessibilidade / Reportar erro

Evidências científicas da prática da violência contra a pessoa idosa: revisão integrativa

Evidencias científicas de la práctica de violencia contra personas mayores: revisión integradora

Resumo

Objetivo:

Analisar as evidências científicas da violência praticada contra a pessoa idosa, com destaque para a prevalência, o perfil da vítima e os fatores de risco.

Métodos:

Revisão integrativa de artigos disponíveis nas bases de dados da PubMed®, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL), Banco de Dados em Enfermagem (BDENF), Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), publicados entre 2015 a 2019, a partir dos descritores: “idoso”, “ elderly ”, “ older person,aged ”, “ old ”, “ exposure to violence ”, “exposição à violência”, “ aging ”, envelhecimento”, “ elder abuse,domestic violence,violence ”, “violência”, “maus-tratos ao idoso” e “violência doméstica”. Para refinamento, foram utilizadas as quatro fases do diagrama de fluxo de seleção de artigos do PRISMA.

Resultados:

Foram identificados 17 artigos que apresentaram como fatores de risco aumentados para a violência contra a pessoa idosa idade avançada, disfuncionalidade familiar, falta de acesso a direitos sociais e condições crônicas de incapacidade.

Conclusão:

O estudo traz contribuições diretas para os profissionais e setores interessados no enfrentamento da violência contra a pessoa idosa, a qual possui alta prevalência na sociedade atual.

Descritores
Violência; Idoso; Violência doméstica; Exposição à violência; Idoso fragilizado

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br