Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação de programa sobre identificação de emoções por alunos do ensino básico

Evaluación del programa sobre identificación de emociones por alumnos de educación primaria

Resumo

Objetivo

Avaliar a eficácia de um programa de educação sócio emocional na diferenciação e identificação de emoções em alunos do 2º e 3º ciclos do Ensino Básico e analisar a influência das variáveis sociodemográficas.

Métodos

Estudo de intervenção com avaliação antes e depois, realizado numa amostra de 101 alunos, 58,4% raparigas, divididos nos grupos etários de 9-11 (média= 10,34 anos; Dp= 0,59) e 12-15 anos (Média= 13,37; Dp= 0,99). Foi aplicado o Inventário de Identificação de Emoções e Sentimentos (IIES- Moreira, P., Oliveira, J.T., Crusellas, L., Lima, A., 2012) antes e após programa de educação socio emocional, baseado no Programa “expressões faciais de 6 emoções básicas dos Mochinhos da Sabedoria” de Costa (2012).

Resultados

Os alunos tinham entre 9 e 15 anos e a maioria (27,7%) frequentava o 8º ano de escolaridade. A capacidade de identificar e diferenciar emoções e sentimentos variou significativamente em função do género e idade. A comparação de médias na amostra global não revelou significância estatística na diferenciação e identificação de emoções antes e após a intervenção. Analisando por grupos etários o Test-t para diferença de médias indicou diferenças significativas na capacidade de identificação emocional positiva (t= -2,813; p= 0,007) e diminuição na identificação emocional neutra (t=2,258; p= 0,029) no grupo dos 9-11 anos.

Conclusão

Os resultados encontrados indicam que as competências de diferenciação e identificação de emoções se alteram após estratégias educacionais, sobretudo em idades precoces. Isto terá efeito na auto-regulação emocional e nas experiências emocionais quotidianas com os outros, sobretudo se incluídas de forma intencional e sistemática em ambiente escolar.

Emoções; Criança; Adolescente; Instituições acadêmicas; Educação em saúde

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br