Acessibilidade / Reportar erro

Evidências de Validade da Champion’s Health Belief Model Scale para o Brasil

Evidencias de Validez de la Champion’s Health Belief Model Scale para Brasil

Resumo

Objetivo

Realizar tradução e adaptação transcultural da Champion’s Health Belief Model Scale (CHBMS) para uso no Brasil, no rastreamento mamográfico, e verificar as evidências de validade da versão brasileira desta escala.

Métodos

Estudo metodológico, realizado com 206 mulheres frequentadoras de unidade básica de saúde, na cidade de Fortaleza-CE, Brasil, de agosto de 2015 a dezembro de 2017. A escala passou por processo de tradução e adaptação transcultural, incluindo validação de face e conteúdo. Posteriormente, foram verificadas as evidências de validade (1.Validade baseada na estrutura interna, avaliada mediante análise exploratória, com rotação ortogonal varimax e retenção de fatores por análises paralelas; 2. Confiabilidade, a partir da homogeneidade por alfa de Cronbach e estabilidade por teste-reteste).

Resultados

Na validação de face e conteúdo, o instrumento apresentou boa aceitação entre os juízes e o público-alvo. O modelo final da análise fatorial exploratória resultou em escala com sete itens, divididos em três domínios, com variância explicada de 71,4%, com alfa de Cronbach variando de 0,50 a 0,88. Para confiabilidade da escala, o r de Pearson e o ρ de Spearman mostraram alta confiabilidade (0,997 e 0,986).

Conclusão

A versão brasileira da Champion’s Health Belief Model Scale apresenta boas evidências de validade baseada na estrutura interna e é confiável, podendo ser empregada no Brasil para avaliação do monitoramento da adesão à mamografia.

Estudos de validação; Mamografia; Programas de rastreamento; Promoção da saúde

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br