Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação do desempenho de enfermagem em um programa de previdência social

Resumo

Objetivo

Avaliar o desempenho da enfermagem no controle do diabetes de pacientes ambulatoriais do IMSS (Instituto Mexicano de Seguro Social) - hospital Prospera número 44 em Tamazunchale, San Luis Potosi, México.

Métodos

Estudo quantitativo, transversal e descritivo, com amostra de 30 enfermeiros recrutados de agosto de 2014 a abril de 2015. Foi utilizado um guia de observação de desempenho que avaliou as funções administrativas, assistenciais, de ensino e de comunicação. O desempenho foi classificado como bom, razoável e ruim por meio de estatísticas descritivas.

Resultados

Um total de 93.3% da amostra consistiu de mulheres, auxiliares de enfermagem certificadas; 70% com estudo de nível técnico. As medidas globais das funções administração, assistencial, de ensino e de comunicação indicaram que 6,7% apresentaram desempenho bom, 40% desempenho razoável e 53,3% desempenho ruim.

Conclusão

As funções de cuidar e ensinar mostraram oportunidades significativas para melhorar o autocuidado ao paciente. A avaliação do desempenho de enfermagem forneceu evidências para a gestão dos serviços no programa de diabetes.

Avaliação em enfermagem; Diabetes mellitus 2; Previdência social; Planos e programas de saúde; México

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br