Acessibilidade / Reportar erro

Validação do Nursing Work Index-Revised entre auxiliares e técnicos de enfermagem

Objetivo:

Avaliar a confiabilidade e validade da versão brasileira do Nursing Work Index – Revised entre auxiliares e técnicos de enfermagem.

Métodos:

Estudo metodológico, transversal, realizado em dois hospitais de ensino. A amostra foi composta por 150 sujeitos e para a coleta de dados foram utilizados: a ficha de caracterização pessoal e profissional, a versão brasileira do Nursing Work Index - Revised para auxiliares e técnicos de enfermagem e o Inventário de Burnout de Maslach.

Resultados:

O coeficiente alfa de Cronbach variou de 0,58 a 0,77 entre as subescalas do Nursing Work Index - Revised e todas as suas subescalas obtiveram correlação significativa com as subescalas do Inventário de Burnout de Maslach e as variáveis “satisfação com o trabalho”, “intenção de deixar o emprego” e “percepção da qualidade do cuidado”.

Conclusão:

O instrumento demonstrou confiabilidade e validade satisfatórias para avaliar o ambiente da prática desses profissionais.

Ambiente de instituições de saúde; Serviço hospitalar de enfermagem; Recursos humanos de enfermagem; Esgotamento profissional; Estudos de validação


Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br