Acessibilidade / Reportar erro

Paternidade e amamentação: mediação da enfermeira

Resumo

Objetivo

Identificar como o pai percebe sua contribuição no apoio e estímulo à amamentação com base no aprendizado e verificar como a companheira compreendeu esta participação.

Métodos

Estudo qualitativo, participaram oito famílias, entrevistadas antes e após a realização dos quatro encontros grupais, acompanhadas em seus domicílios no puerpério. Os dados foram analisados com compreensão dos conteúdos manifestos dos discursos dos casais, fundamentados por meio da teoria do vínculo.

Resultados

Evidenciou-se que pais demonstram satisfação em prestar cuidados aos filhos e apoiar a amamentação para contentamento de suas companheiras.

Conclusão

Os pais revelam-se verdadeiros partícipes, principalmente quando suas iniciativas são valorizadas por parte da companheira e pela enfermeira, sendo recomendada ampliação de atividades de apoio a casais, desde o pré-natal e após o nascimento do filho de forma sistematizada na rede pública de atenção à saúde.

Paternidade; Aleitamento materno; Enfermagem materno-infantil; Enfermagem em saúde pública

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br