Acessibilidade / Reportar erro

Concordância entre avaliadores na aplicação do Nursing Activities Score

Concordancia entre evaluadores en la aplicación del Nursing Activities Score

Resumo

Objetivo

Avaliar a concordância entre avaliadores na aplicação do instrumento Nursing Activities Score (NAS) em um Centro de Terapia Intensiva (CTI) adulto.

Métodos

Trata-se de um estudo metodológico, realizado em um CTI de um hospital público e universitário do sul do Brasil. Os pesquisadores foram capacitados para a utilização do NAS, e, após, uma enfermeira considerada padrão de referência (PR), dois assistentes de pesquisa (AP1 e AP2) e os enfermeiros assistenciais (ENF) aplicaram o instrumento de modo independente, considerando os mesmos pacientes. Testou-se a concordância por meio do coeficiente de correlação intraclasse (CCI) para o valor final do NAS e do coeficiente kappa para a análise dos 23 itens que compõem o NAS.

Resultados

Na média final do NAS, obteve-se forte concordância entre a PR e o AP1 (CCI=0,92; IC95%: 0,89-0,95) e concordância substancial entre a PR e o AP2 (CCI=0,78; IC95%: 0,64-0,87) e a PR e os ENF (CCI=0,75; IC95%: 0,62-0,84). A concordância dos itens que compõe o NAS foi considerada como perfeita ou quase perfeita em 14 dos 23 itens pontuados pelas duplas de avaliadores formadas pela PR com o AP1 e AP2, e em dois dos 23 itens pontuados pela dupla formada pela PR com os ENF. A concordância foi considerada pobre ou relativa, com ao menos uma dupla de avaliadores, em sete dos 23 itens.

Conclusão

Apesar da boa concordância tanto na média geral quanto na maior parte dos itens do NAS, observou-se divergências especialmente nos itens de maior subjetividade do instrumento.

Carga de trabalho; Dimensionamento de pessoal; Unidades de terapia intensiva; Cuidados críticos; Cuidados de enfermagem

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br