Acessibilidade / Reportar erro

Experiências de adolescentes turcos de viver com ostomia: um estudo qualitativo

Experiencias de adolescentes turcos que viven con ostomía: un estudio cualitativo

Resumo

Objetivo

O objetivo deste estudo foi investigar em profundidade as experiências de adolescentes turcos vivendo com ostomia.

Métodos

Este é um estudo fenomenológico hermenêutico qualitativo. A população do estudo foi composta por 11 adolescentes ostomizados da Turquia, com idades entre 12 e 21 anos. Os adolescentes participaram de entrevistas semiestruturadas com perguntas abertas sobre suas experiências com a ostomia. Os dados foram coletados entre janeiro e maio de 2019.

Resultados

Quarenta e seis afirmações significativas foram extraídas e agrupadas em sete temas. Os temas foram: desconforto, ocultação da ostomia, imagem corporal alterada, ambiente social protetor, experiências de oração, problemas vivenciados com a bolsa de colostomia e cuidados com ela, planos futuros alterados.

Conclusão

Os resultados do estudo identificaram uma série de desafios na vida dos adolescentes com ostomia. Os resultados podem ser úteis para os profissionais de saúde apoiarem seus pacientes adolescentes com ostomia. Além disso, esses achados podem servir de base para a realização de estudos futuros para melhorar a qualidade de vida dos adolescentes ostomizados.

Colostomia; Ileostomia; Ostomia; Adolescente

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br