Acessibilidade / Reportar erro

O dito e o não dito no ensino das infecções sexualmente transmissíveis

Lo que se dice y lo que no se dice en la enseñanza de infecciones de transmisión sexual

Resumo

Objetivo

Analisar o dito e o não dito no ensino das Infecções Sexualmente Transmissíveis em um Curso de Graduação em Enfermagem do Sul do Brasil.

Métodos

Pesquisa qualitativa, de cunho histórico-social, com uso de fontes orais e documentais. As fontes orais foram 13 docentes do curso e as documentais foram Catálogos Oficiais produzidos pela instituição, Projeto Político Pedagógico disponíveis online e planos de ensino de disciplinas. A coleta de dados ocorreu entre dezembro de 2018 e abril de 2019. A análise dos dados foi fundamentada na proposta operativa de Minayo e discutida através do referencial teórico da Vulnerabilidade.

Resultados

Emergiram três categorias de análise (Des)preparo do docente e dos profissionais de saúde para lidar com o tema; (Des)preparo dos estudantes acerca da própria vulnerabilidade às Infecções Sexualmente Transmissíveis; Enfoque do currículo do curso de enfermagem com as populações vulneráveis. O ensino da sexualidade, infecções sexualmente transmissíveis e populações vulneráveis foi evidenciado como tópico que envolve muitas dificuldades ainda associadas a tabus e estigmas. Existe uma preocupação com relação ao preparo do docente, como também com os futuros profissionais de saúde e sua atuação nos campos de prática. Os estudantes de enfermagem não percebem a própria vulnerabilidade e suas dificuldades diante da aproximação de grupos vulneráveis durante o processo formativo.

Conclusão

Aspectos relativos à sexualidade, infecções sexualmente transmissíveis e às populações vulneráveis estão presentes no ensino e na prática profissional em enfermagem. Esses tópicos respondem a necessidade da sociedade e a importância em intervir e refletir sobre os mesmos.

Educação em enfermagem; Doenças sexualmente transmissíveis; Docentes; Estudantes de enfermagem; Populações vulneráveis

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br