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Construção e validação de tecnologia educacional para adolescentes sobre reanimação cardíaca

Elaboración y validación de tecnología educativa para adolescentes sobre reanimación cardíaca

Resumo

Objetivo

Construir e validar uma história em quadrinhos para adolescentes sobre reanimação cardíaca.

Métodos

Estudo metodológico de abordagem quantitativa realizado em três fases: 1) revisão integrativa, 2) identificação das necessidades de aprendizagem (mediante inquérito transversal com 84 adolescentes) e 3) construção e validação de storyboard feito sob considerações da Teoria da Aprendizagem Significativa. A história obedeceu aos seis passos do quadrinista Mccloud, e foi validada por 23 juízes que julgaram os quadrinhos pelo Instrumento de Validação de Conteúdo Educacional em Saúde. Utilizou-se o Índice de Validade de Conteúdo e o Teste Binomial para verificar se a proporção de concordância foi, estatisticamente, igual ou superior a 80%.

Resultados

A revisão integrativa justificou ser necessária a construção de tecnologias educacionais sobre Suporte Básico de Vida. Os 84 adolescentes apontaram necessidade de aprendizagem sobre os três primeiros elos de atendimento a uma parada cardíaca. A tecnologia trouxe, na narrativa da personagem Dara, instruções para aplicar Suporte Básico de Vida somente com as mãos em vítimas de Parada Cardíaca. Na validação, 17 (dezessete) dos 18 (dezoito) itens avaliados receberam nota máxima, a avaliação global da tecnologia obteve o valor 0,99.

Conclusão

Os juízes consideraram válida a tecnologia educacional do tipo história em quadrinhos para ensinar reanimação cardiopulmonar.

Reanimação cardiopulmonar; Parada cardíaca extra-hospitalar; Tecnologia educacional; Adolescente; Enfermagem em emergência

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