Acessibilidade / Reportar erro

Acuidade visual no manejo do diabetes mellitus: preparo da dose de insulina

Resumo

Objetivo

Avaliar a acuidade visual para perto das pessoas que preparam doses de insulina.

Métodos

Estudo transversal, realizado em 20 Unidades Básicas de Saúde, no período de abril de 2013 a janeiro de 2015. A amostra por conveniência foi constituída por 65 pacientes com diabetes mellitus e 35 cuidadores responsáveis pelo preparo da dose de insulina. Utilizou-se um formulário contendo variáveis sociodemográficas e clínicas, e o cartão de Jaeger.

Resultados

A acuidade visual para perto no preparo de doses de insulina estava diminuída em 40% nos pacientes e 20% nos cuidadores. Houve associação estatisticamente significante entre acuidade visual para perto diminuída e classe econômica (p=0,032) e faixa etária (p=0,024) para pacientes, e acuidade visual para perto diminuída e idade (p=0,024) para os cuidadores.

Conclusão

A acuidade visual para perto esteve comprometida e há necessidade de construção de protocolos específicos que possam ser utilizados na Atenção Primária.

Acuidade visual; Diabetes mellitus; Insulina; Complicações do diabetes; Atenção primária à saúde

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br