Acessibilidade / Reportar erro

Sonolência diurna excessiva nos pacientes com infarto agudo do miocárdio

Resumo

Objetivos:

Caracterizar a sonolência diurna em pacientes com infarto agudo do miocárdio e identificar as características sociodemográficas e clínicas associadas à sonolência diurna excessiva nesses pacientes.

Métodos:

Estudo transversal com 113 pacientes (média de idade 59,7; 70,8% sexo masculino). Utilizou-se um instrumento para caracterização sociodemográfica e clínica e a Escala de Sonolência de Epworth.

Resultados:

A sonolência diurna excessiva foi identificada em 33 pacientes (29,2%). Aqueles com índice de massa corporal acima de 30kg/m2 e aqueles que evoluíram com piora clínica obtiveram escore superior na Escala de Sonolência Epworth, comparados àqueles com índice de massa corporal inferior a 30kg/m2 e melhora clínica. Os pacientes com 60 anos ou mais, os separados e aqueles com índice de massa corporal superior a 30kg/m2 apresentaram chances maiores de referir sonolência diurna excessiva.

Conclusão:

Identificar indivíduos com sonolência diurna excessiva deve constituir parte da atuação rotineira do enfermeiro visando à prevenção das doenças cardiovasculares.

Descritores
Sono; Distúrbios do sono por sonolência excessiva; Infarto do miocárdio; Fatores de risco

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br