Resumo
Objetivo
Analisar os impactos da infodemia de COVID-19 nos sintomas sugestivos de depressão e transtorno de ansiedade generalizada (TAG) em idosos que utilizam as mídias digitais.
Método
Dados coletados por web-based survey, de julho a dezembro de 2020, na população acima de 60 anos (n=103.636) residente no município de Juiz de Fora, interior de Minas Gerais, Brasil. Foram analisadas variáveis sociodemográficas, de exposição a informações sobre COVID-19 e a associação a sintomas de depressão e TAG . Para o rastreio de depressão e de TAG foram utilizados a Escala de Depressão Geriátrica (EDG) e o Inventário de Ansiedade Geriátrica (GAI-BR), respectivamente. Para análise bivariada utilizou-se o teste do qui-quadrado e, posteriormente, a regressão de Poisson, controlada por possíveis fatores de confusão (RP ajustada) na análise múltipla, com intervalo de confiança de 95%.
Resultados
Dos 470 idosos respondentes, 26,1% apresentou sintomas de depressão e 18,4% TAG. Mostraram-se associados a sintomas de depressão: tempo de exposição nas redes sociais, sentir-se afetado pelas informações sobre COVID-19 veiculadas nas redes sociais e na televisão, e apresentar rastreio positivo para sofrimento psíquico causado e/ou agravado pela exposição às informações sobre COVID-19. Já para TAG, além do rastreio positivo para sofrimento psíquico, as variáveis que permaneceram associadas foram: respostas geradas pela divulgação de notícias falsas nas redes sociais e de medo relacionado à COVID-19 veiculadas no rádio.
Conclusão
Todas as variáveis associadas aos desfechos se referiam à exposição às informações sobre COVID-19, indicando o evidente impacto da infodemia nos sintomas de depressão e TAG em idosos.
COVID-19; Infecções por coronavírus; Idoso; Ansiedade; Depressão; Disseminação de informação; Notícias