Acessibilidade / Reportar erro

Segurança do paciente no intraoperatório do transplante hepático: revisão integrativa

Seguridad del paciente en el intraoperatorio del trasplante de hígado: revisión integradora

Resumo

Objetivo

Analisar evidências científicas que subsidiem práticas seguras no intraoperatório do transplante hepático.

Métodos

Revisão integrativa da literatura, a partir de seis bases de dados. A revisão seguiu seis etapas: elaboração da questão de pesquisa; definição dos critérios para a busca na literatura; coleta dos dados; análise crítica do material obtido; avaliação e interpretação criteriosa das informações; e apresentação dos resultados obtidos.

Resultados

Foram identificadas 511 publicações, sendo 16 incluídas para análise, considerando-se os critérios de inclusão e exclusão. As evidências que subsidiam as práticas seguras em transplante hepático foram apresentadas nas seguintes categorias: Cuidados relacionados à hipotermia, Recomendações para extubação precoce, Transfusão de hemocomponentes e Protocolo anestésico.

Conclusão

As evidências apontadas na revisão integrativa apresentam subsídios para a elaboração de um checklist de cirurgia segura direcionado ao transplante hepático.

Período intraoperatório; Transplante de fígado; Segurança do paciente; Lista de checagem

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br