Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação da acurácia diagnóstica em enfermagem: papel versus sistema de apoio à decisão

Resumo

Objetivo

Comparar o grau de acurácia dos diagnósticos de enfermagem determinados, por graduandos de enfermagem, em sistema de apoio à decisão e manuscrito.

Métodos

Estudo descritivo-exploratório com amostra de 17 graduandos de enfermagem. Realizada coleta de dados por meio de formulários de caracterização dos graduandos e de um caso clínico, validado previamente, para a indicação dos diagnósticos no sistema e manuscrito. Avaliada a acurácia diagnóstica por meio da Escala de Acurácia de Diagnósticos de Enfermagem (EADE) e de testes não paramétricos.

Resultados

Houve significância estatística nos diagnósticos altamente acurados (p=0,013), quando os graduandos utilizam o sistema de apoio à decisão, demonstrando a determinação de diagnósticos mais acurados em estudos de caso clínicos.

Conclusão

A utilização de sistemas de apoio a decisão favorece a acurácia diagnóstica de enfermagem e infere-se que pode apoiar o raciocínio clínico de graduandos de enfermagem.

Informática em enfermagem; Diagnóstico de enfermagem; Educação em enfermagem; Registros eletrônicos de saúde; Registros de enfermagem

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br