Acessibilidade / Reportar erro

Associação entre cognição, velocidade da marcha e habilitação veicular em idosos

Relación entre cognición, velocidad de la marcha y licencia de conducir en adultos mayores

Resumo

Objetivo:

Investigar a associação entre cognição, velocidade da marcha e resultado final da habilitação veicular de idosos candidatos à Carteira Nacional de Habilitação.

Métodos:

Estudo quantitativo de corte transversal desenvolvido em 12 clínicas de trânsito de Curitiba/Paraná/Brasil. A amostra do tipo probabilística foi constituída por 421 idosos (≥ 60 anos). Para a coleta de dados foram aplicados o Mini-Exame do Estado Mental (MEEM), teste de velocidade da marcha e realizadas consultas ao formulário Registro Nacional de Condutores Habilitados. A relação entre as variáveis foi identificada por meio do teste de regressão linear múltipla, método stepwise, utilizando-se o programa estatístico R versão 3.4.0.

Resultados:

Observou-se que, ao aumentar o escore no MEEM em uma unidade a chance do idoso ser considerado inapto temporariamente para dirigir diminui em 54,96% (95%; IC 28,47% - 92,69%; p<0,0001), e ao aumentar uma unidade no escore do MEEM houve um aumento na velocidade da marcha (VM) de 0,0091 (95%; IC 0,0005 - 0,0174; p=0,0366).

Conclusão:

O elevado escore no MEEM diminuiu a probabilidade do idoso ser considerado inapto temporariamente para dirigir veículos automotores e houve uma tendência de aumento da VM com o aumento dos escores do MEEM. A VM é um importante indicador a ser avaliado em idosos motoristas, logo, é um tópico a ser incluído nas avaliações das clínicas de trânsito, assim como o rastreamento cognitivo, fundamental para avaliar um conjunto de atividades mentais necessárias à direção veicular segura.

Descritores
Cognição; Velocidade de caminhada; Exame para habilitação de motoristas; Condução de veículo; Idoso

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br