Acessibilidade / Reportar erro

Análise da hemorragia no parto vaginal pelos índices de eritrócitos e hematócrito

Objetivo:

Analisar a hemorragia no parto vaginal através dos índices de eritrócitos e hematócrito.

Métodos:

Estudo transversal realizado em 328 partos vaginais divididos em: espontâneo, com e sem episiotomia, e parto fórceps. A amostragem foi aleatória estratificada por tipo de parto vaginal. Os dados foram coletados na internação para o parto, na alta hospitalar e no retorno puerperal.

Resultados:

Foram estudados 122 (37,2%) partos sem episiotomia, 147 (44,8%) com episiotomia e 59 (18,0%) com uso de fórceps e episiotomia. O valor individual de hemoglobina, entre a internação para o parto e a alta hospitalar variou de -5,9 g/dl a 0,7 g/dl.A redução da hemoglobina foi significativamente maior no parto fórceps comparado aos partos espontâneos, com e sem episiotomia, p=0,0133 e p<0,0001, respectivamente. No parto fórceps a hemorragia é maior quando comparada aos outros tipos de parto.

Conclusão:

A análise da hemorragia no parto vaginal através dos índices de eritrócitos e hematócrito evidenciou que há variação nos três tipos de parto vaginal estudados, sendo a hemorragia maior no parto fórceps e menor no parto vaginal espontâneo. No puerpério, nos casos de partos fórceps estes índices mantiveram-se inferiores aos da internação.

Hemorragia; Hemorragia pós-parto; Parto; Enfermagem obstétrica; Hematócrito; Índices de eritrócitos


Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br