Acessibilidade / Reportar erro

Impacto do comanejo multidisciplinar em desfechos de pacientes com fratura de quadril

Impacto del manejo conjunto multidisciplinario en desenlaces de pacientes con fractura de cadera

Resumo

Objetivo

Avaliar o impacto do programa de comanejo multidisciplinar nos desfechos de pacientes com fratura de quadril hospitalizados.

Métodos

Estudo observacional, do tipo antes e depois, retrospectivo. Foram coletados dados dos pacientes hospitalizados por fratura de quadril entre 2015 e 2019, em hospital universitário com serviço referência para ortopedia. A intervenção analisada foi o programa de comanejo multidisciplinar, que iniciou em 2017.

Resultados

O número de lesões por pressão adquiridas na internação diminuiu significativamente (p<0,005) após a implementação do comanejo. Da mesma forma, o tempo de internação até a cirurgia reduziu (p<0,046), sendo cumpridas as diretrizes nacionais e internacionais de correção da fratura em até 48 horas. Infecções, reinternações e óbitos não tiveram seu impacto confirmado.

Conclusão

O comanejo multidisciplinar teve impacto positivo nos desfechos dos pacientes hospitalizados por fratura de quadril, resultando em redução do número de lesões por pressão e do tempo de espera para realizar a cirurgia. Através deste estudo, foram identificadas evidências preliminares que suportam a implementação desse tipo de programa.

Fraturas de quadril; Equipe de assistência ao paciente; Complicações pós-operatórias; Enfermagem médico-cirúrgica; Enfermagem ortopédica

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br