Acessibilidade / Reportar erro

Gestão de casos por enfermeiro na redução de complicações neonatais: estudo quase-experimental

Gestión de casos por enfermeros en la reducción de complicaciones neonatales: estudio cuasi experimental

Resumo

Objetivo

Analisar o efeito da gestão de casos mediada por enfermeiro na prematuridade, baixo peso ao nascer e mortalidade neonatal.

Métodos

Pesquisa clínica pragmática, de caráter quase-experimental, com braço único, realizada em um município no sul do Brasil, com aplicação interventiva do modelo de gestão de casos mediada por enfermeiro durante dez meses, em amostra composta por 91 gestantes; a intervenção incluiu: consulta de enfermagem e multiprofissional, ações educativas, visita domiciliar e abordagem telefônica. Os dados do grupo intervenção foram comparados aos dados dos nascimentos ocorridos no período de 2016 a 2018 no município do estudo com cálculo do Risco Relativo, Redução do Risco Absoluto e Número Necessário para Tratar.

Resultados

Identificaram-se 4,4% (IC 95% 0,18%; 8,61%) de partos prematuros. A eficácia da gestão de casos na prematuridade foi de 62%; a cada 14 gestantes do grupo intervenção, um parto prematuro foi evitado. Elas apresentaram uma Redução do Risco Absoluto de 7,3% comparadas aos números anteriores do município. Nasceram com baixo peso (<2500g) 8,9% dos neonatos (p=0,975) e não houve mortalidade neonatal no grupo intervenção (p=0,850).

Conclusão

A gestão de casos mediada por enfermeiro durante a gestação apresentou-se como estratégia de prevenção da prematuridade e evidenciou a magnitude na mortalidade neonatal. Sobre o peso ao nascer, este modelo não causou efetividade. É fundamental a presença regular do enfermeiro para a melhoria do cuidado durante a gestação. Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos – ReBEC: RBR-1073gcfm

Cuidado pré-natal; Gestantes; Assistência centrada no paciente; Cuidados de enfermagem; Recém-nascido

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br