Acessibilidade / Reportar erro

Repercussões no cotidiano dos pacientes pós-transplante cardíaco

Resumo

Objetivo

Conhecer as repercussões no cotidiano de pacientes submetidos a transplante cardíaco.

Métodos

Trata-se de estudo descritivo, qualitativo, conduzido em um centro de transplantes do nordeste brasileiro. Nove pacientes submetidos ao transplante cardíaco participaram do estudo, tendo sido utilizada para coleta dos dados a técnica de grupo focal, facilitada em quatro reuniões. Os recortes de suas falas resultaram em duas categorias temáticas: ser transplantado cardíaco - o antes e o depois; e sentimentos e percepções sobre o transplante cardíaco.

Resultados

A pessoa submetida ao transplante identificou as modificações positivas obtidas após o procedimento, porém ressentiu-se com as inúmeras proibições, com interferência direta em seu cotidiano; as limitações decorrentes do transplante ganharam destaque e não permitiram que os pacientes se sentissem realmente curados.

Conclusão

Os participantes reconheceram o transplante cardíaco como uma solução para seus sintomas clínicos, contudo, com significativa perda de autonomia, obrigando-os a um intenso esforço adaptativo.

Transplante de coração; Atividades cotidianas; Adulto; Qualidade de vida

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br