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Disfunção vesical e intestinal na infância: abordagem multi-metodológica

Disfunción vésico-intestinal en la infancia: enfoque multimetodológico

Resumo

Objetivo

Descrever o perfil sociodemográfico, o acesso e interesse em receber informações on-line sobre a disfunção vesical e intestinal, bem como compreender a vivência da família de crianças e adolescentes acometidos por essa disfunção.

Métodos

Trata-se de estudo multi-metodológico realizado em um ambulatório de Prática Avançada de Enfermagem em Uropediatria de um hospital de ensino da região centro-oeste do país.

Resultados

A vivência da família da criança com disfunção vesical e intestinal aponta para um impacto negativo no cotidiano podendo estar relacionado às condições sociodemográficas, a falta de conhecimento das famílias sobre os sintomas e aos estigmas associados à sua manifestação. Para tanto, o acesso a informações on-line apresenta-se como potencial ferramenta de apoio para melhorar a experiência da família da criança com os sintomas.

Conclusão

Os resultados expressam a caracterização sociodemográfica da criança e sua família e o acesso e interesse em receber informações pela internet sobre a disfunção vesical e intestinal, que podem ser importantes para a adesão e percepção de melhora nos sintomas refletindo na vivência familiar. Portanto, o enfermeiro que atua no contexto de cuidado em uropediatria precisa inovar em sua abordagem e implementar novas modalidades de assistência ou intervenções em saúde, principalmente por meio da incorporação de tecnologias baseadas na internet, visando à melhora da qualidade de vida tanto da família quanto da criança com disfunção vesical e intestinal.

Transtornos urinários; Doenças da bexiga urinária; Bexiga urinária; Família; Criança; Adolescente; Prática avançada de enfermagem; Comunicação em saúde

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