Acessibilidade / Reportar erro

Formação didático-pedagógica na pós-graduação stricto sensu em Ciências da Saúde nas Universidades Federais do Nordeste do Brasil

Resumo

Objetivo:

Identificar a distribuição dos componentes curriculares relacionados à formação didático-pedagógica nos programas de pós- graduação stricto sensu em Ciências da Saúde das universidades federais do Nordeste do Brasil.

Métodos:

Estudo documental, descritivo e exploratório. Por meio do acesso online à plataforma Sucupira da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) mapearam-se os 122 componentes curriculares obrigatórios e optativos relativos à formação docente nos cursos de mestrado acadêmico (MA) e doutorado (DO) dos programas de pós-graduação (PPG).

Resultados:

A distribuição dos componentes curriculares alusivos à formação didático-pedagógica se apresentou de forma desigual e majoritariamente de natureza optativa em detrimento das obrigatórias. Houve predomínio de ementas essencialmente direcionadas ao desenvolvimento em sala de aula desvinculadas da discussão entre teoria, epistemologia da educação e prática docente.

Conclusão:

Os aspectos da formação didático-pedagógica são trabalhados insuficientemente nos currículos da pós-graduação stricto sensu na área de Ciências da Saúde no Nordeste do Brasil.

Descritores
Docentes; Educação superior; Ciências da saúde; Programas de pós-graduação em saúde; Currículo

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br