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Acolhimento e ambiência hospitalar: percepção de profissionais da saúde

Acogida y ambientación hospitalaria: percepción de profesionales de la salud

Resumo

Objetivo

Conhecer a percepção de acolhimento e ambiência para profissionais de saúde, na perspectiva de referenciais da humanização.

Métodos

Trata-se de um estudo qualitativo realizado entre fevereiro e junho de 2019, com 18 profissionais de uma instituição hospitalar filantrópica de médio porte, localizada na região central do estado do Rio Grande do Sul. Os dados foram coletados com base na técnica de grupo focal e submetidos à análise de conteúdo.

Resultados

As duas categorias temáticas Acolhimento: da rotina à escuta qualificada; e Ambiência: da individualidade à interatividade denotam compreensões complementares. O acolhimento associa-se aos processos dialógicos e a ambiência relaciona-se às questões de conforto e aos espaços propícios à interação entre usuários, familiares e equipe de colaboradores.

Conclusão

O acolhimento e a ambiência hospitalar vão além de melhorias físicas e vínculos utilitaristas ou funcionais. Os mesmos podem ser considerados indutores e ampliadores de promoção da saúde, tanto de gestores e colaboradores quanto de usuários. Pressupõe-se, para tanto, processos interativos e dialógicos construídos com base em gestos simples, em atitudes respeitosas e em práticas motivadoras e potencializadoras de cuidado.

Acolhimento; Assistência hospitalar; Humanização da assistência; Equipe de assistência ao paciente; Cuidados de enfermagem

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