Acessibilidade / Reportar erro

Ambiente de prática dos enfermeiros antes e durante a pandemia de COVID-19

Ambiente de práctica de enfermeros antes y durante la pandemia de COVID-19

Resumo

Objetivo

Comparar a percepção do ambiente de prática profissional dos enfermeiros antes e durante a pandemia da COVID-19.

Métodos

Estudo descritivo, tipo survey realizado em um hospital acreditado, situado no município de São Paulo – SP. Os enfermeiros foram convidados a responderem o instrumento Practice Environment Scale versão brasileira, em dois momentos: 10 meses antes da pandemia (Grupo 1) e seis meses após o início do atendimento de pacientes com a COVID-19 (Grupo 2). Foi adotado o nível de significância de p≤0,05 e empregado o teste de hipótese não-paramétrico Mann-Whitney para comparação entre dois grupos não pareados.

Resultados

O Grupo 1 foi composto por 55 enfermeiros e o Grupo 2 por 53. Todas as subescalas apresentaram médias superiores a 2,5, variando entre 2,8 a 3,3 no Grupo I e 3,0 a 3,4 no Grupo 2. As subescalas Habilidade, liderança e suporte dos coordenadores/ supervisores de enfermagem aos enfermeiros/ equipe de enfermagem; Adequação da equipe e de recursos e Relações de trabalho positivas entre médicos e enfermeiros foram melhor avaliadas no período pandêmico, com diferenças estatisticamente significantes (p = 0,05; 0,04 e 0,04, respectivamente).

Conclusão

O ambiente de prática profissional do enfermeiro foi classificado como favorável nos dois momentos, mas apresentou melhores resultados durante a pandemia.

Ambiente de trabalho; Ambiente de instituições de saúde; COVID-19; Pandemias

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br