Acessibilidade / Reportar erro

Conhecimento e atitudes de pais de crianças/adolescentes sobre papillomavirus humano: estudo transversal

Conocimiento y actitudes de padres de niños/adolescentes sobre el virus del papiloma humano: estudio transversal

Resumo

Objetivo

Analisar as características associadas aos pais de crianças e adolescentes que ouviram falar sobre o Papillomavirus humano, bem como o conhecimento sobre a infecção e a intenção de vacinar seus filhos.

Métodos

Estudo transversal com abordagem quantitativa, realizado por meio de entrevista utilizando instrumento estruturado. Entrevistaram-se 376 pais de crianças e adolescentes que aguardavam atendimento pediátrico em unidades de saúde de Três Lagoas/MS. Os dados coletados (características sociodemográficas; características reprodutivas e sexuais; conhecimento sobre o Papillomavirus humano e intenção de vacinar o/a filho/a) foram analisados por meio de técnica de estatística descritiva, teste de associação Qui-quadrado ou exato de Fisher e Teste T Student.

Resultados

Dentre os entrevistados, 327 (87,0%) afirmaram ter ouvido falar sobre o Papillomavirus humano. Identificou-se associação entre os pais que nunca ouviram falar sobre a infecção e sexo masculino, idade entre 18 e 25 anos e ensino fundamental incompleto. Dentre os pais que ouviram falar sobre o Papilomavírus Humano, 152 (46,5%) afirmaram que é uma infecção sexualmente transmissível, 245 (74,9%) garantiram que a transmissão ocorre através da relação sexual desprotegida, 275 (75,5%) desconhecem seus sinais e sintomas, 218 (66,7%) afirmaram erroneamente que tal infecção tem cura e 283 (86,5%) sabem da existência da vacina. Dentre todos os entrevistados, 98,1% levariam seu(ua) filho(a) para vacinar contra o vírus.

Conclusão

Observaram-se lacunas no conhecimento dos pais de crianças e adolescentes sobre o Papillomavirus humano, mostrando a necessidade de educação em saúde e divulgação de ações de enfrentamento à infecção em meios de comunicação e redes sociais.

Conhecimento; Atitude; Infecções por papillomavirus; Papillomaviridae; Vacinas combinadas

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br