Acessibilidade / Reportar erro

Fragilidade e funcionalidade familiar de idosos da Atenção Domiciliar: estudo transversal analítico

Fragilidad y funcionalidad familiar de adultos mayores en la Atención Domiciliaria: estudio transversal analítico

Resumo

Objetivo

Identificar a prevalência da fragilidade em idosos e o nível de funcionalidade familiar e analisar a associação dessas variáveis com características sociodemográficas e com o acesso aos serviços de saúde de idosos vinculados à Atenção Domiciliar tipo 1 da Atenção Primária à Saúde.

Métodos

Estudo transversal analítico, realizado por meio de visitas domiciliares, de outubro de 2018 a abril de 2019, com 124 idosos de 60 anos ou mais, vinculados à Atenção Domiciliar tipo 1 de um distrito sanitário de Porto Alegre. Utilizaram-se a Escala de Fragilidade de Edmonton, o APGAR da família e o questionário de dados sociodemográficos e de acesso ao serviço de saúde. Aplicaram-se o teste t de Student, o teste de Mann-Whitney, o teste do qui-quadrado, o teste exato de Fisher e o modelo de regressão de Poisson na análise estatística. Foi considerado como valor significativo p<0,05.

Resultados

A prevalência de fragilidade foi de 75%, e 84,7% dos idosos apresentaram bom nível de funcionalidade familiar. A fragilidade apresentou associação estatisticamente significativa, com maior faixa etária (p=0,009), elevado número médio de morbidades (p=0,027), presença de cuidador (p<0,001), não morar sozinho (p<0,001), défice cognitivo (p<0,001) e com forma de atendimento exclusivamente domiciliar (p<0,001). A funcionalidade familiar não apresentou associação estatisticamente significativa com as variáveis em estudo.

Conclusão

Houve alta prevalência de fragilidade e de boa funcionalidade familiar. Apenas a fragilidade esteve associada significativamente com algumas das variáveis em estudo. Conhecer essa população específica é imprescindível para que intervenções possam ser desenvolvidas, garantindo acesso aos serviços de saúde.

Atenção primária à saúde; Família; Fragilidade; Idoso

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br