Acessibilidade / Reportar erro

A ética da virtude na prática da equipe de saúde da família

La ética de las virtudes en la práctica del equipo de salud de la familia

Resumo

Objetivo

Compreender a prática da equipe de saúde da família sob o prisma da ética da virtude.

Métodos

Estudo de caso único de abordagem qualitativa, realizado entre janeiro e julho de 2019, em Estratégias de Saúde da Família, de um município do interior de Minas Gerais. Os participantes foram médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde, totalizando 35 profissionais das equipes da Estratégia Saúde da Família. Os dados foram coletados por meio de entrevistas e observação e, analisados por meio da análise de conteúdo, com auxílio do software Atlas.ti.

Resultados

A prática da equipe de saúde da família se desenvolve pelo cuidado centrado nos usuários, na busca de atender suas necessidades objetivas e subjetivas. Contudo, existem obstáculos que transitam na interface entre a legalidade/burocracia (ethos burocrático) referente ao atendimento de normas preconizadas para organização e funcionamento do serviço e o ethos profissional relacionado ao compromisso dos profissionais com as pessoas.

Conclusão

A prática da equipe de saúde da família na ótica da ética da virtude permite reconhecer que profissional e paciente são agentes morais que se orientam por valores e virtudes na busca pelo bem interno de suas vidas e prática.

Assistência centrada no paciente; Estratégia saúde da família; Ética; Equipe de assistência ao paciente; Prática profissional

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br